Programa de Iniciação à Docência PIBID

O PIBID na Unespar - Campus de União da Vitória e no Colegiado de Geografia


Desde 2007, essa iniciativa de aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior - IES, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. No Campus da UNESPAR, de União da Vitória, com a especificidade de atender cursos de licenciaturas o Projeto Institucional do PIBID contempla todas as áreas do conhecimento, por meio dos cursos da instituição: Geografia, Ciências Biológicas, Filosofia, História, Letras/Português (Espanhol e Inglês), Matemática, Pedagogia e Química. As atividades do Programa são organizadas em grupos de estudos semanais e atividades práticas em salas de aula da Educação Básica.

"O Campus de União da Vitória, exclusivo em licenciaturas, colhe os frutos do PIBID, no intuito de proporcionar mecanismos de promoção e maior inserção acadêmica desde os primeiros anos de sua formação no projetor político pedagógico das escolas públicas. Destacamos que, essa formação inicial antes de qualquer assertiva, aponta influências de princípios, fundamentos e concepções educacionais contemporâneas na dinâmica formativa das universidades públicas estaduais. Nesse sentido, o PIBID proporciona aos licenciandos menor distância entre a fundamentação teórico-metodológica recebida na universidade com a prática no contexto escolas de Educação Básica, e, com as atividades planejadas e executadas pelos bolsistas evidenciam valiosos processos de formação de professores. O Programa pelo impacto que desempenha na formação docente necessita de constante implementação e manutenção numa perspectiva coletiva, valorizando as experiências" . (SANDRA SALETE DE CAMARGO SILVA, 2016, vice-diretora do Campus).

No Colegiado de Geografia, o subprojeto PIBID intitula-se: "Geografia na prática: entre as grafias da sociedade e da terra" trabalhando os conceitos geográficos de Lugar, Paisagem, Território, Região, Globalização e Ciberespaço, no contexto das Escolas da Educação Básica. São 21 bolsistas acadêmicos, 03 professores supervisores e 02 coordenadoras de área!