Nossos eventos...

Tradicionalmente, o curso de Licenciatura em Geografia da UNESPAR, Campus de União da Vitória realiza, por ano, dois grandes eventos. O primeiro, normalmente na primeira semana do mês de junho, é a "Semana do Meio Ambiente"; e, o segundo, normalmente no mês de novembro, é o "Simpósio de Geografia". Além destes, estão previstos, mas não em caráter obrigatório, outras atividades em forma de exposições, mostras do curso, palestras e/ou conferências isoladas, jantar dos egressos, confraternização de recepção ao alunos do primeiro ano, entre outros.


Semana do Meio Ambiente

Este evento, de cunho acadêmico, ocorre tradicionalmente na primeira semana do mês de junho, próximo ao dia 05, que é quando se comemora o "Dia Internacional do Meio Ambiente". As atividades consistem em uma série de palestras e atividades acadêmicas de segunda à sexta-feira, somente no período noturno, totalizando 20 (vinte) horas complementares. As discussões têm sempre como fio condutor a temática ambiental a partir do olhar da Geografia e contam com a presença de professores, técnicos e profissionais selecionados de acordo com o tema gerador que é definido para cada ano. O intuito consiste em atualizar as discussões e fornecer um ambiente propício para a troca de informação e conhecimento. Participam do evento os acadêmicos do curso de Geografia e de outros cursos afins do Campus, além de alunos egressos, professores da Educação Básica, técnicos, profissionais da área e simpatizantes da temática ambiental.

No final de semana do evento, no sábado e no domingo, acontecem as "Atividades Práticas com Ênfase em Educação Ambiental", em forma de acampamento. Estas são caracterizadas por uma série de atividades ao ar livre, em campo, onde se busca um contato direto com a Natureza no desenvolvimento de dinâmicas e ações de conservação e preservação, de responsabilidade ambiental de forma interdisciplinar. Totalizam, durante estes dois dias, 20 horas práticas, sábado nos três períodos e domingo no período matutino e vespertino.

As atividades das palestras ocorrem, normalmente, no Salão Nobre da UNESPAR Campus União da Vitória ou no espaço da Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória, na Estação Ferroviária. Entretanto, as atividades práticas do acampamento acontecem em espaços ao ar livre, em fazendas da região, no Viveiro Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no Centro de Piscicultura da UNESPAR, ou em outros espaços que ofereçam o suporte físico.

Para que estas atividades práticas aconteçam se faz necessário um trabalho prévio de organização que conta com a Coordenação Geral de alguns professores do Colegiado de Geografia e de alguns parceiros de outras instituições e escolas. Esta organização prévia consiste na ida ao local, demarcação dos pontos das Trilhas Ecológicas, desenvolvimento das sub-temáticas a serem trabalhadas, e demais questões logísticas como transporte, alimentação, área do acampamento, divisão das equipes, entre outros detalhes. Durante todo o processo de organização, os acadêmicos do curso de Geografia são convidados a participar como monitores, o que contribui significativamente para sua formação acadêmica em função do aprendizado prático que o evento oferece. As participações dos acadêmicos são contabilizadas individualmente e os monitores participantes recebem uma certificação de acordo com o total de horas em que participaram dos preparativos e atividades.

Durante o evento também são estabelecidas parcerias com institutos, instituições, escolas, entre outros, com o objetivo de realizar a extensão universitária através do oferecimento à comunidade de atividades teóricas, práticas e lúdicas.

No ano de 2016, foi realizada a XXIV Semana do Meio Ambiente.

Sendo assim, o evento oferece uma combinação de atividades complementares e práticas que permitem não só discutir o meio ambiente em termos teóricos e metodológicos como também possibilita a inserção dos participantes nos espaços físicos de campo. Por vezes, não obrigatoriamente, está prevista a elaboração de anais do evento em formato digital, online ou impresso, dependendo, logicamente do recurso financeiro disponível. A certificação do evento é emitida por este Colegiado de Geografia, sendo que o registro deve ocorrer em livro próprio já existente para este fim. 


Simpósio de Geografia

O segundo grande evento do Colegiado de Geografia ocorre, tradicionalmente, no mês de novembro. Trata-se do "Simpósio de Geografia", onde as temáticas possuem como tema gerador o Ensino de Geografia, recebendo, a cada ano, uma nova perspectiva de abordagem, o que possibilita a atualização das discussões. Durante o Simpósio, de segunda à sexta-feira, são oferecidos no período vespertino e noturno uma série de atividades que se resumem a: palestras, conferências, mesas-redondas, lançamentos de livro, apresentações artísticas, sessão de filmes comentados, Mostras do PIBID, Mostras de Iniciação Científica, exposições, peças de teatro, comunicações científicas, entre outras. Totalizando, durante a semana, 30 horas complementares.

Estão previstos, fazendo parte da programação do Simpósio, trabalhos de campo. Estes ocorrem nos sábados e/ou domingos na sequência da semana das atividades e se constituem de momentos em que o aprendizado complementar é transferido para uma realidade concreta no espaço. Estas atividades devem estar relacionadas ao tema gerador do evento e podem oferecer um total de 16 horas práticas (08 no sábado e/ou 08 no domingo). São considerados trabalhos de campo todos aqueles que possibilitam a oportunidade de um diálogo mais aberto, em forma de oficina, sobre a temática trabalhada, sendo assim, podem ocorrer em outros espaços ou mesmo no Campus da Universidade.

Durante o Simpósio, é possível a apresentação de trabalhos em forma de Comunicação Científica dividida em três grandes áreas: Geografia e Ensino, Geografia Física e Geografia Humana - podendo ser esta divisão reajustada considerando a temática anual do evento. Neste momento de troca de experiências, os participantes, na sua maioria, acadêmicos do curso, podem expor seus trabalhos de pesquisa, ensino ou extensão, apresentando as intenções, o desenvolvimento ou o resultado que possuem. Acredita-se que dessa maneira, o educando começa a conhecer a prática dos eventos e as atividades desenvolvidas ganham visibilidade. Devem participar deste momento, apresentando seus trabalhos, os alunos bolsistas, sobretudo do PIBID, Iniciação Científica e programas e projetos similares.

O público participante do Simpósio é o mesmo da Semana do Meio Ambiente, a maior parte acadêmicos do curso de Geografia e cursos afins do Campus, técnicos e profissionais da área, professores da Educação Básica e simpatizantes das temáticas enfocadas.

Outros Eventos

Além destes, estão previstos, mas não em caráter obrigatório, outros eventos menores, em datas variáveis a serem definidas, como:

  • Exposições: Trata-se de oportunidades a serem definidas de acordo com a existência de materiais didáticos a serem expostos, podendo ou não, estar relacionados com a disciplina de Metodologia do Ensino da Geografia, estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso. Podem também se referir a uma data comemorativa, trabalho de campo ou projeto desenvolvido no Curso.
  • Mostras do curso: São momentos de promoção do curso de Geografia onde são expostas, das mais diversas e variadas formas, as atividades desenvolvidas.
  • Palestras e/ou conferências isoladas: Podendo ou não estar associadas a datas comemorativas como Dia do Geógrafo, Dia do Professor, entre outros. São espaços a serem abertos para aproveitar a presença de algum professor ou profissional da área. Podem ser planejadas em conjunto com o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO).
  • Jantar dos egressos: Encontro tradicional do curso, normalmente em forma de jantar, quando são reunidos os ex-alunos e os alunos regularmente matriculados no curso para uma confraternização e troca de experiências.
  • Confraternização de recepção ao primeiro ano: Uma tradição antiga do Colegiado de Geografia, onde o segundo ano do curso recebe o primeiro ano com um tradicional jantar.

Ressalta-se que tais atividades, em caráter complementar e prático, são essenciais à formação do aluno no curso. As disciplinas regulares do currículo pleno, somadas às disciplinas optativas, aos estágios e ao Trabalho de Conclusão de Curso, devem, obrigatoriamente, ser complementadas por estas atividades descritas acima, só assim o acadêmico será capaz de integralizar o curso com qualidade. 

Venha prestigiar nossos eventos e aprofundar os conhecimentos!